Make your own free website on Tripod.com
Parapuã - SP
   
         
Nasci no município de Parapuã - SP em 28 de setembro de 1980. Abaixo segue um pouco da história e fotos no município bem como alguns links interessantes de sites sobre a cidade.

História do Município

Parapuã, que em tupi guarani significa espigão entre rios, começou a escrever seu nome na história em 1934, quando o empreendedor Luiz de Souza Leão adquiriu uma gleba de terras de Joaquim abarca, com área total de 294 alqueires. Nasceu, então, um pequeno povoado que, em 15 de janeiro de 1936, foi elevado à categoria de distrito de Paz pela n.° 2.642, com terras desmembradas de Tupã, na comarca de Pompéia. A sede do distrito recebeu o nome de Patrimônio Canaã - numa referência bíblica à Palestina, a terra prometida por Deus aos filhos de Israel, descrita no segundo livro de Moisés: Êxodo.
Em 1937, o proprietário das terras ordenou que o engenheiro agrimensor Butino Meira de Morais demarcasse e loteasse 107 alqueires, com o objetivo de erigir um centro urbano. A derrubada do terreno foi empreitada pelo pernambucano José Cândido, natural de Garanhuns, e a venda dos lotes ficou por conta da Empresa Melhoramentos da Alta Paulista. Nesta época, o pedreiro e carpinteiro espanhol Antônio Gimenez fixou residência no povoado e construíram as primeiras casas.
Souza Leão também foi responsável pela construção da primeira igreja católica do Patrimônio Canaã, uma obra que durou de junho a outubro de 1941 e foi inaugurada em 8 de dezembro do mesmo ano, dia de M. Sr.ª Imaculada Conceição. O Distrito de Paz tornou-se município em 30 de novembro de 1944, por força do Decreto-Lei n.° 14.334, quando passou de Tupã. Sua instalação aconteceu no dia 8 de dezembro de 1944.
Fotos    

Trevo principal

       

Igreja Matriz

       

Câmara municipal

 
               
Mais informações:            

parapua.e1.com.br

www.parapua.hpg.com.br

           
Home